Sexta-feira, Janeiro 28

Destruição

O Coronel lembra-se bem daquela época. Os aviões cruzavam os céus da cidade sem parar. E deles caiam bombas, muitas bombas. Elas arrasavam tudo. Destruíam prédios, praças, hospitais, casas. "Os pilotos da Luftwaffe eram implacavelmente precisos." Dizia isso e tentava esconder a lágrima que teimava em querer sair de seu olho.

Era doloroso a ele lembrar daqueles tempos. Os alemães, na sua ânsia de dominar o mundo, não respeitavam nada. "Acabavam com tudo o que vinha na frente", lembrava ele para a platéia silenciosa e atenta.

No momento mais emocionante do relato, ele levanta-se com a dificuldade característica da idade avançada, saca uma pilha de fotos do bolso e fala:
- Se vocês pensam que esta cidade sempre foi assim, estão enganados! Aqui já foi um lugar bom de se viver. Era uma cidade bonita, amável, charmosa. A culpa de toda essa destruição é daqueles malditos nazistas! Eles é que destruíram São Paulo! Vejam, vejam com os seus próprios olhos como era este lugar antes de acontecer esta desgraça.

E as fotos passaram de mão em mão, deixando todos boquiabertos.